Pegue essa idéia você também (:

sábado, 13 de novembro de 2010

Retrospectiva Pegô S.A./E

            Talvez nem todos saibam, mas no projeto Mini Empresa Estudantil da Junior Achievement, há além de toda a simulação de uma empresa de verdade, as chamadas “New letters”, que são feitas por, pode se dizer, “porta vozes” da empresa, essas pessoas são encarregadas de escrever tudo o que acontece durante as jornadas e mostrar tanto para os próprios funcionários, quanto para os acionistas, pois esses fazem parte da Pegô S.A./E.
            Porém, como a Pegô têm muita consideração com todos os clientes, parceiros, apoiadores, amigos e toda a Junior Achievement, estamos fazendo uma retrospectiva do que foi a nossa Miniempresa, como “ela” reagiu ao projeto e como foi sua trajetória, principalmente nas Jornadas de Produção.

-           Uma empresa seja de qualquer porte, grande, média, pequena ou micro, é formada por quais fatores? Acho que os principais são: união, responsabilidade, pontualidade, vontade, idéias e motivação. Agora o que falar da PRIMEIRA empresa a qual a pessoa irá trabalhar? A PRIMEIRA empresa a qual ela faz parte? E a PRIMEIRA empresa a qual ela é acionista e está à par dos lucros, produção e aceitação? Esta seria a Mini Empresa Estudantil que a Junior Achievement propõe para nós, que já conhecíamos o trabalho desse projeto e, que por isso, estávamos tão dispostos a participar que não vimos se quer qualquer dificuldade.
            No início, éramos uma idéia. Uma idéia abstrata do que seriamos daqui para frente, de quais seriam os nossos desafios. Aliás, nem idéia era ainda, mas apenas um conjunto, um conjunto de pessoas que estavam dispostas a aprender, um conjunto de idéias quase prontas a se por em prática e mais duas pessoas à postos para nos ajudar.
            Começou bem, muito animado, dispostos a tudo, nosso brainstorming foi composto por muitas coisas, várias delas excluídas e algumas selecionadas a uma pesquisa de mercado, das idéias selecionadas: algumas se mostraram inviáveis, outras sem sucesso no mercado, surgiram algumas no meio das jornadas que não deram certo, no final, com uma semana de atraso, a escolha do produto foi feita, porta chaves com velcro, uma idéia, talvez, não tão inovadora, mas que motivou TODOS a nos empenharmos para que este produto fosse o melhor e com a melhor qualidade. Logo depois, elegemos o nome da nossa miniempresa e a diretoria, que ainda em meio à adaptação, também não havia visto as dificuldades impostas, tudo isso caracterizou uma fase de reconstrução de idéias.


Dia 22/09
          Era a quinta jornada e embalada por toda a euforia e empolgação, foi praticamente boicotada pela temida jornada de treino de produção, uma meta, pequena até então, não foi cumprida, as habilidades de cada um não foram o suficiente, alguns problemas se apresentaram, muitas coisas precisariam mudar, aperfeiçoar e a empresa novamente desanimou. Porém...

Dia 25/09
            ...Durante a rodada de palestras a Pegô manteve-se com sua característica animação em pleno sábado de manhã, toda sua vontade de sucesso e de vencer ficou exposta a todos que quiseram ver. Estávamos mil vezes mais empenhados para fazer a empresa Pegô S.A./E crescer, víamos que seríamos completamente capazes de levar essa energia para todas as outras jornadas de produção, para todos os erros que podiam acontecer, todos os conflitos e todos os obstáculos. Estávamos entendendo que realmente não era tão fácil quanto parecia. E estávamos preparados para fazer a PEGÔ S/AE PEGAR TODOS VOCÊS!


Dia 28/09 e 29/09
        Nessa sexta jornada, estávamos, muito, muito mais organizados, chegamos um pouco mais cedo para arrumar as mesas, planejar e remanejar as Achievers. A equipe da diretoria fez uma apresentação para a Denise, representante do SEBRAE, que nos apresentou sua história, nos fez propostas e ajudou a nos animar, mesmo todos estando já ansiosos para voltar a produzir. Com isso, logo após as apresentações, voltamos a todo vapor, conseguimos nos adiantar em certas áreas da linha de produção e fizemos produtos de ótima qualidade, com muitas estampas lindas e inovadoras. Um excelente desempenho. Porém, novamente começaram as dificuldades. Aquele verniz tava de sacanagem e resolveu estragar alguns produtos, mas não adiantou, CONTINUAMOS, REFIZEMOS e quando vimos, o tempo acabou, alguns não queriam parar, mas ordens SÃO ORDENS! Paramos, com uma vontade enorme de continuar e progredir, mas no outro dia teríamos mais.  
         Sétima Jornada, como já havia vários produtos semi-acabados, conseguimos agilizar, ainda sim, tivemos alguns conflitos e desentendimentos, mas nunca paramos de produzir, éramos quase chineses. Com mais organização, os diretores já conseguiam ter mais controle sobre todos e a produção fluía melhor. A personalização, que antes era um “problema”, conseguiu fazer tudo muito rápido e com qualidade, mas subestimamos o tempo novamente. Quando vimos, já eram 21h00min e não conseguimos finalizar alguns pegôs. Mas conseguimos produzir mais, com maior qualidade e quase sem perdas.

Dia 13/10
Meta? Cumprida!
          Estávamos a cada jornada produzindo mais, com mais praticidade, facilidade e perfeição.
          Não tivemos nenhuma visita ou dinâmica, então produzimos, produzimos e produzimos, paramos só para descansarmos aqueles 15 minutinhos básicos, que ainda tiveram o prêmio que a nossa Diretora de Marketing conseguiu ganhar da Shopearte, prêmio este que todos provaram e adoraram; as sfihas estavam ótimas!
          Como nossos Advisers falaram, "A Feira está logo ai, se hoje conseguimos produzir a meta, quem sabe não podemos dobrá-la para a próxima jornada?"
          Esse era o nosso espírito, éramos completamente capazes de fazer cada vez mais e melhor!!!
           
Dias 19 e 20/10
            Começando com um exercício de memória: Vocês se lembram o que nossos Advisers nos disseram no dia 13/10?
            Pois então conseguimos, tínhamos dobrado a meta! E ainda mais, demos mais de nós mesmos, tivemos mais ânimo. Toda a equipe da Pegô S.A./E é animada, descontraída, faladeira, o que podia parecer que éramos incompatíveis com o que dizíamos fazer. Mas, também éramos rápidos, tínhamos qualidade, confiabilidade e responsabilidade, por isso, durante as duas jornadas e na feira, conseguimos sempre juntos, com que todos dessem o melhor de si, que vendêssemos e produzíssemos ao máximo.
As nossas jornadas não tiveram muitas interrupções, que nos ajudaram a não nos deixar ainda mais ansiosos. No fim, conseguimos produzir, e mesmo no dia seguinte, com algumas pessoas faltando, ainda assim, superamos a meta 2 vezes!
Já na feira, conseguimos chamar atenção dos nossos clientes, demonstramos conhecimento sobre nosso produto e vendemos bastante e o melhor era que encomendas eram o que não faltava!

Dia 26/10
Depois da correria entre feiras (EXPOUT e XI Feira de Miniempresas) que foram cansativas, porém boas e muito produtivas, novamente estávamos todos lá e preparados, não só pra fazer os produtos como sempre fazíamos, mas sim para atender o que mais nos alegrou, a vontade de quem inventou ”A sua maneira de Pegar!”.
Conseguimos entregar mais da metade das encomendas com muita rapidez. A cada dia tínhamos cada vez mais pedidos e com isso estávamos ganhando mais confiança dos nossos clientes.

Dia 03/11
Encomendas, encomendas, encomendas!
Essa jornada teve, além de tudo o que as outras tiveram ainda mais correria, animação, disposição e o melhor, novamente atingimos a meta e já conseguíamos produzir vários produtos que foram encomendados, esses que fizemos com ainda mais carinho, capricho, detalhes, já que eram as encomendas com o jeito de cada um dos nossos clientes, com suas cores favoritas, e com toda aquela vontade de que eles saíssem perfeitos.      
Por isso nós nos empenhamos muito mais naquela reta final da Pego S.A./E, produzindo, pintando, cortando, colando, lixando, tudo bonitinho para conseguirmos continuarmos até o fim com o projeto tendo a cara de todos que estavam participando.

Dia 09/11
Uma jornada cheia energia!
O pessoal andava dando duro nas encomendas e todos estavam literalmente colocando a mão na tinta para satisfazer os clientes. Atingimos a nossa meta novamente, e com isso estávamos conseguindo atender a todos. O clima estava bom, todos alegres e ansiosos, estávamos entusiasmados com tantas vendas, mas o finalzinho já estava aí. No dia seguinte seria a última Jornada de Produção. Última vez que iríamos nos sujar e passar horas ‘pegando’. 
  
Dia 10/11
Como assim? Acabou!?
Pois é, como tudo que é bom acaba rápido, já estamos na reta final da nossa miniempresa, depois de tantas coisas que aconteceram, alguns problemas, MUITOS acertos, nenhuma briga memorável, MUITA tinta nas mãos, tantos velcros colados e a participação extrema de todos.
Incrível como no começo achamos que não íamos vender tantos Pegôs, faríamos o possível, mas talvez pelo produto ser com um preço um pouco elevado, não conseguiríamos; e no fim precisamos até mesmo da jornada extra para produzir todos as encomendas e tentar usar toda  a matéria prima que havia restado. E mais uma surpresa, CONSEGUIMOS! Ou seja, atingimos a meta mais esperada, produzir o último Pegô.
Uns pingos de tintas coloridas, pincéis lavados, rolinhos BEM usados e alguns retalhos de velcro, foi o que sobrou para ficar na memória das nossas alegres, animadas, produtivas jornadas de produção. Agora só o que falta é entregar o dinheiro dos últimos Pegôs, conversar com os funcionários, pagar os salários, comissões, algumas  reuniões entre a diretoria e finalmente entregar para os acionistas seu investimento valorizado.

“Não há conquistas fáceis. São as estradas sinuosas que levam ao caminho certo. O profissional, em qualquer ofício, alcançará o triunfo a partir de um espírito tenaz, forte, obstinado.”
(Afonso Opazo)
Retrospectiva por:
Vivian Murakami   

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pegô - Para a Sua Vida

               O vencedor da promoção "Invente sua forma de pegar" foi  Bruno Sgarbossa que nos mandou sua idéia por e-mail.
               Confira a idéia do Bruno no vídeo:

sábado, 30 de outubro de 2010

Invente a Sua Maneira de Pegar!!

Está lançada a nova promoção da Pegô! A "Invente Sua Maneira de Pegar"

Todos sabem que os pegôs são feitos para com o título de "porta-chaves", mas não é por isso que ele não pode ser usado para outras coisas. Muitas idéias tem surgido, como ser um porta-fotos, recados, celular, etc, e agora chegou a sua vez de decidir para que um Pegô pode ser usado! Sua imaginação será seu limite, e a imaginação dos outros suas barreiras, por isso trabalhe em sua ideia. O autor da melhor ideia será premiado e terá a sua ideia divulgada (e usada) por toda a Pegô.

Você poderá mandar a sua ideia por meio de um video postado no Youtube, ou simplesmente em um email para a Pegô, ou até um comentário nesse post ou em um tweet para a @pegosae.

Queremos pegar a sua ideia também.
(Quando enviar sua ideia, deixe seu nome e email para contato se necessário)

Em breve estaremos postando mais informações para vocês sobre essa nova promoção.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Feira de Miniempresas


No último sábado, dia 23 de outubro, finalmente aconteceu a tão esperada feira das miniempresas no Shopping Palladium. O evento realizado pela @japarana contou com 20 miniempresas participantes do programa, que deram uma verdadeira lição de empreendedorismo para todos os que passavam.
É claro que entre elas estava a Pegô, mostrando para o que veio com o entusiasmo de sempre; desafio você a encontrar uma mascote mais animada do que a nossa e com tanta energia também! Todos os compradores ganharam brindes da Boticário, e houve o sorteio de chocolates, um lenço cedido pela Carla Prado, vale maquiagem da Contem 1g e mais dois vale brindes da Livrarias Curitiba, com o patrocínio da @shopearte e para mostrar nosso respeito e comprometimento com os clientes a Pegô devolve seu 1 centavo, o que gerou espanto e sorrisos entre todos os que passavam por nosso stand. 
A Pegô foi muito elogiada pela idéia prática e inovadora. Nossos produtos fizeram sucesso por atenderem a todos os gostos; além da grande variedade de cores e estilos, os clientes podiam contar com um catálogo de encomendas onde tinham a liberdade de combinar seu estilo preferido com as cores que desejassem.
Nosso mascote era um divertido Pegô gigante, que servia como porta retrato e propunha o jogo de tentar acertar à distância os chaveiros no velcro. Dessa forma desenvolvemos uma maior interação com o público, além de todas as brincadeiras que foram surgindo inclusive com a equipe da Junior. 
Um Pegô feito com o formato da logo da Júnior Achievement foi entregue a @fabriciocampos, e outro igual foi sorteado entre os funcionários.
Agradecemos a todos vocês que foram prestigiar e apoiar a Pegô nessa feira. Todas as críticas e sugestões foram muito bem recebidas, e desejamos que assim como a galera da Junior, um dia TODOS PEGUEM ESSA IDÉIA EMPREENDEDORA! :D
                  Em breve as fotos do evento tirada por nossa fotografa oficial Monalisa Morgan! 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

E você, já pegou?

Se não, essa é a hora para você pegar de vez.
Nesta quarta, quinta e sexta, estaremos participando da ExpoUT, no pátio da UTFPR do centro. Visite nosso stand para dar uma conferida nos nossos produtos, e aproveite para fazer suas encomendas.
Próximo sábado, dia 23, será realizada uma feira das miniempresas no shopping Palladium. Esperamos que você esteja lá prestigiando-nos com a sua presença; aproveite essa oportunidade para conhecer nossos produtos, se ainda não conhece, e adquirir o seu Pegô.

Não fique de fora, pegue logo essa idéia (:

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

E agora com vocês, SHOPEARTE!

A Pegô finalmente disponibiliza, em parceira com o ShopeArte, seu canal de compras! Onde você poderá fazer suas encomendas direto de casa, sem se preocupar com o tempo frio que estiver do lado de fora, com a chuva ou até mesmo com aquela preguiça de sair do computador.

Todo o conforto e segurança para você adquirir nosso produto está no site http://www.shopearte.com.br . Entre na sessão "Mini Empresas" e selecione "Pegô", assim já estará na nossa página, lá você escolhe entre diversos modelos e cores para o seu Pegô e se tiver uma nova idéia, é só mandar pra gente e fazemos pra você!

 Não se preocupe em pegar, a ShopeArte entrega pra você! 

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Símbolo de Luta

Podemos dizer que uma grande marca nasce a partir de sua logo, e esta não pode ser apenas bonita, criativa ou “legal”. Ela deve carregar uma história, contar algo sobre a empresa e seus valores. Foi com base nesse pensamento que a logomarca da Pegô S.A/E foi desenvolvida.
Após uma democrática seleção dos melhores modelos entre todos os sugeridos, a escolha foi aberta ao público: com quatro opções de voto, demos aos nossos futuros clientes a possibilidade de fazer parte dessa decisão – e então surgiu o vencedor! Depois de levar em conta todas as sugestões e passar horas discutindo com a equipe de criação, a diretora de marketing enfim divulgou a logomarca definitiva; esta leva consigo uma história: as cores verde e roxo representam a união da Pegô, pois foram as cores usadas pela equipe em uma gincana da UTFPR, onde formamos dois times que se uniram e venceram juntos, seguindo o verdadeiro espírito de “um por todos e todos por um”. Roxo também é a cor do primeiro produto e verde a cor do chaveiro de velcro usado no nosso protótipo.
Sendo assim, trazemos na logomarca da Pegô uma história vivida pela equipe, de vitórias, derrotas, e o mais importante: aprendizado!
.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mais uma Jornada, Mais um Desafio e Uma Nova Vitória

Seguindo nosso calendário, essa terça realizamos uma nova jornada, na qual enfim cumprimos nosso meta. Descontentes com os resultados não alcançados das outras jornadas, decidimos que alcançaríamos nosso objetivo, pois esse seria um novo começo para nossa miniempresa! Dito e feito!
Terminamos aquela jornada superando nossa meta e prontos para irmos direto ao mercado conquistar novos consumidores!



Nossa equipe se sente muito mais motivada, decorrente do nosso recente sucesso, e sendo assim, acreditamos que seja a hora para mostrar a vocês os nossos produtos finalizados e que logo logo, serão de vocês!



Todo esse esforço que fizemos foi pensando que temos um compromisso com nosso público, e não podemos desaponta-los, por isso a partir de agora já existem alguns Pegôs com determinados vendedores, e se você não conseguir achar algum, faça a sua encomenda pelo nosso email pegosae@gmail.com ou pelos telefones  8892-8926 ou 9695-5980.

Futuramente nossos produtos também estarão disponíveis no http://www.shopearte.com.br e logo, logo, colocaremos fotos individuais de cada um, por enquanto, fique com sua imaginação e se tiver uma idéia de novo modelo, manda pra gente!


Hoje começou o futuro. Que esse seja um novo tempo! Pegue o seu pegô e faça parte dessa história!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Responsabilidade Social


Uma empresa não é feita só de vendas e de lucro, nós vivemos em sociedade, e se ela desejar fazer parte dessa sociedade, tem que prezar por ela!

Nesse domingo de eleições, o grupo NEXA realizou um projeto voluntário para limpar diversas ruas da cidade dos "santinhos" dos politicos. Levando a idéia de que um voto consciente é um voto limpo, diversas mini empresas participaram desse projeto, e entre elas estava a Pegô, mais uma vez fazendo a diferença!

Grupo NEXA - Núcleo de ex-achievers

Ficamos das 15:30h até aproximadamente 18:00h limpando as calçadas em torno da UTFPR, para mostrar a sociedade que é possível fazer a diferença! E que diferença fizemos!

Até os meio-fios foram limpos





 A Pegô sabe da importância de projetos como esses, e sabe o quanto isso implica na vida dos cidadãos, pois temos certeza que quem nos viu fazendo o que faziamos sabia que uma nova geração está se levantando, uma geração que se compromete com o que faz, e que se preocupa com o que seu e de todos! E é a essa equipe de jovens empreendedores que devemos olhar.




A Pegô fez a diferença! E você? Quando fará?


Agradecimentos especiais a equipe NEXA que nos deu essa oportunidade para fazermos a nossa parte!

sábado, 2 de outubro de 2010

Primeiros Pegôs

Pintura da base
Algum achiever aqui da Pegô já pode ter ouvido falar do programa Miniempresa antes de entrar na UTFPR, mas não é mesma coisa do que quando você está lá e isso se torna praticamente parte do seu futuro. Não é a mesma coisa do que quando você conversa com os veteranos, vai nas feiras, admira os projetos e sempre fica pensando em como seria quando fosse a sua vez.
Dito isto, não é de admirar o entusiasmo da nossa turma ao se dar conta de que nesse semestre, o programa finalmente deixaria de ser uma coisa no futuro para se tornar bem real.
A turma então compareceu em massa na primeira jornada. Os advisers se apresentaram, explicaram o programa e alguns conceitos de empresa no geral, nós nos apresentamos, e chegou à hora de conversar sobre o produto.
Acho que a etapa de escolha do produto é sempre complicada, e com a nossa empresa não foi diferente. Primeiro nos separamos em grupos menores e escrevemos todas as idéias que iam surgindo; depois juntamos essas idéias no quadro, para todo mundo ver. Em seguida foram eleitas as cinco melhores idéias, e ficamos com a tarefa de fazer uma pesquisa de mercado sobre elas para apresentar na próxima jornada, onde por fim escolheríamos a idéia a ser adotada.
Os advisers nos avisaram de que ainda podíamos defender algum produto que não tivesse sido votado ou uma nova idéia, desde que apresentássemos a pesquisa de mercado feita na próxima jornada.
Secagem
Na segunda jornada apresentamos os resultados das nossas pesquisas conforme o combinado, exceto por dois novos projetos que surgiram de última hora, de forma que não deu tempo para realizar uma pesquisa de bom nível. Como a galera tinha gostado dessas novas idéias, a decisão foi adiada para a terceira jornada.
Como tudo o mais na empresa, o produto foi decidido por votação; a maioria concordou que o porta-chave de velcro era a melhor dentre as propostas apresentadas.
A escolha do nome foi infinitamente mais fácil. “Pegô” foi aclamado quase que com unanimidade. Depois definimos o preço das ações e encerramos a jornada.
Personalização
Creio que foi essa foi a primeira jornada da qual nós realmente saímos podendo visualizar nossa miniempresa como uma coisa real. Foi a jornada em que a Pegô efetivamente nasceu.
Na quarta jornada foram definidos o presidente, a diretora de Marketing, a diretora de Produção, o diretor de Finanças e a diretora de Recursos Humanos. Básico: os candidatos apresentaram suas propostas e foi feita uma votação. Se na terceira jornada a Pego nasceu, na quarta, com os cargos definidos, ela começou a tomar forma.
Na quinta jornada houve um treinamento de produção. O processo será explicado com mais calma em um post futuro, mas basicamente se divide em: pintura da base, personalização, secagem e acabamento. O treinamento foi um tanto confuso, a meta de produção não foi atingida e tivemos alguns problemas com a colagem; mas claro, foi só um treinamento. Os problemas foram identificados e foram propostas as medidas para resolvê-los.
Colagem
Como o nosso produto requer muito cuidado e habilidades manuais em quase todos os processos, foi relativamente demorado para todo mundo pegar o jeito da coisa. Mas nós estamos evoluindo, chegando cada vez mais perto de nossas metas de produção. Os desafios continuam, crescendo e se multiplicando, bem como nosso entusiasmo e força de vontade para superá-los. Afinal de contas, essa crescente vontade de fazer as coisas darem certo, tanto individualmente quanto da equipe como um todo, vai acabar fazendo o esforço valer a pena no final.



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Pegôs

Aqui estão as primeiras fotos dos nossos produtos!! Temos certeza que você irá se apaixonar!






Aproveite e deixe a sua sugestão para os nomes dos produtos!!

Um novo projeto

Novas idéias surgem todo dia, mas nem sempre elas são aproveitadas. Nossa empresa está aqui para mostrar ao público que qualquer idéia que você invista, pode se tornar um caso de sucesso, basta querer. Depois de diversos desafios, que trouxeram a vontade de desistir a muitos, a Pegô começa a evoluir. Isso vem da vontade de cada um dos integrantes desse grupo, e devido a isso que esse evolui, pois uma empresa é feita de pessoas, e dos sonhos de cada uma delas. Quem está na Pegô tem um sonho, e corremos em direção dele, de fazermos a diferença na história da Junior Achievement.