Pegue essa idéia você também (:

sábado, 2 de outubro de 2010

Primeiros Pegôs

Pintura da base
Algum achiever aqui da Pegô já pode ter ouvido falar do programa Miniempresa antes de entrar na UTFPR, mas não é mesma coisa do que quando você está lá e isso se torna praticamente parte do seu futuro. Não é a mesma coisa do que quando você conversa com os veteranos, vai nas feiras, admira os projetos e sempre fica pensando em como seria quando fosse a sua vez.
Dito isto, não é de admirar o entusiasmo da nossa turma ao se dar conta de que nesse semestre, o programa finalmente deixaria de ser uma coisa no futuro para se tornar bem real.
A turma então compareceu em massa na primeira jornada. Os advisers se apresentaram, explicaram o programa e alguns conceitos de empresa no geral, nós nos apresentamos, e chegou à hora de conversar sobre o produto.
Acho que a etapa de escolha do produto é sempre complicada, e com a nossa empresa não foi diferente. Primeiro nos separamos em grupos menores e escrevemos todas as idéias que iam surgindo; depois juntamos essas idéias no quadro, para todo mundo ver. Em seguida foram eleitas as cinco melhores idéias, e ficamos com a tarefa de fazer uma pesquisa de mercado sobre elas para apresentar na próxima jornada, onde por fim escolheríamos a idéia a ser adotada.
Os advisers nos avisaram de que ainda podíamos defender algum produto que não tivesse sido votado ou uma nova idéia, desde que apresentássemos a pesquisa de mercado feita na próxima jornada.
Secagem
Na segunda jornada apresentamos os resultados das nossas pesquisas conforme o combinado, exceto por dois novos projetos que surgiram de última hora, de forma que não deu tempo para realizar uma pesquisa de bom nível. Como a galera tinha gostado dessas novas idéias, a decisão foi adiada para a terceira jornada.
Como tudo o mais na empresa, o produto foi decidido por votação; a maioria concordou que o porta-chave de velcro era a melhor dentre as propostas apresentadas.
A escolha do nome foi infinitamente mais fácil. “Pegô” foi aclamado quase que com unanimidade. Depois definimos o preço das ações e encerramos a jornada.
Personalização
Creio que foi essa foi a primeira jornada da qual nós realmente saímos podendo visualizar nossa miniempresa como uma coisa real. Foi a jornada em que a Pegô efetivamente nasceu.
Na quarta jornada foram definidos o presidente, a diretora de Marketing, a diretora de Produção, o diretor de Finanças e a diretora de Recursos Humanos. Básico: os candidatos apresentaram suas propostas e foi feita uma votação. Se na terceira jornada a Pego nasceu, na quarta, com os cargos definidos, ela começou a tomar forma.
Na quinta jornada houve um treinamento de produção. O processo será explicado com mais calma em um post futuro, mas basicamente se divide em: pintura da base, personalização, secagem e acabamento. O treinamento foi um tanto confuso, a meta de produção não foi atingida e tivemos alguns problemas com a colagem; mas claro, foi só um treinamento. Os problemas foram identificados e foram propostas as medidas para resolvê-los.
Colagem
Como o nosso produto requer muito cuidado e habilidades manuais em quase todos os processos, foi relativamente demorado para todo mundo pegar o jeito da coisa. Mas nós estamos evoluindo, chegando cada vez mais perto de nossas metas de produção. Os desafios continuam, crescendo e se multiplicando, bem como nosso entusiasmo e força de vontade para superá-los. Afinal de contas, essa crescente vontade de fazer as coisas darem certo, tanto individualmente quanto da equipe como um todo, vai acabar fazendo o esforço valer a pena no final.



Nenhum comentário: